CPTC
CURITIBA
SOBRE
C
EXPERIÊNCIAS
As práticas da cena e do corpo fazem parte do eixo experiências. É neste momento que vamos exercitar nossa imaginação física e corpórea e iremos pesquisar os espaços e as narrativas, as
derivações cênicas e os dispositivos artísticos. Isto quer
dizer, praticar experiências plásticas e de vídeo,
realizar trabalhos teatrais e performances,
explorar formas estéticas e ações sociais
e testar novas relações entre artista
e público.
T
C
Fabio Kinas
EIXOS DE TRABALHO
Organização

Artista, pesquisador em arte contemporânea e teatro
(Responsável do CPTC Curitiba)
O artista Fabio KINAS realizou, na França e no Brasil, diversas atividades artísticas principalmente nas áreas de teatro, performance e audiovisual.
Trabalha com intervenções nas quais o público ocupa uma posição central em relação ao espaço artístico e faz uma pesquisa sobre dispositivos performativos e a noção de valor.
Obteve seu mestrado em Artes da Cena e do Espetáculo pela Universidade de Paris VIII e especializou-se em Arte, Dança e Performance na Universidade de Besançon, França. No Brasil, ele graduou-se em Artes Cênicas na Faculdade de Artes do Paraná.
Viveu 13 anos na França e entre 2013 e 2016 lecionou teoria e prática no curso de Artes do Espetáculo na Universidade do Franco-Condado na França (Université de Franche-Comté).
PESQUISAS
Os estudos teóricos e as práticas do pensar serão contemplados nos momentos chamados pesquisas. As pessoas que são autoras e pensadoras da cena, do corpo e das relações sociais e políticas
da arte serão estudadas e comentadas pelxs participantes.
Para isto utilizaremos imagens, sons, textos ou outros
meios de transmissão. Os encontros serão
organizados por conteúdos e todxs
podem participar dos encontros.
P
PESQUISA E CRIAÇÃO
O CPTC foi criado em 2017 na cidade de Curitiba com a finalidade de contribuir no desenvolvimento das artes contemporâneas na América Latina.
Os encontros serão realizados quinzenalmente nas terças-feiras de 2017 (ver os dias na página inicial). Vamos estudar, analisar, pesquisar e discutir diferentes temas, obras e grupos relacionados à arte contemporânea. As noções de teatralidades, performatividades, transgressões e dispositivos artísticos serão as referências teóricas em 2017.
Neste ano vamos priorizar as artes cênicas dentro do campo da arte contemporânea. Para tanto, além de relações entre artistas e públicos, buscamos fomentar condições sociais e humanas que busquem práticas de autonomia, recriando assim estas próprias condições. Para isso, as pesquisas do CPTC exploram as contrariedades de nossa sociedade sob prismas críticos e sensíveis. Gostaríamos de compartilhar saberes, criar novos conhecimentos e transformar nossos modelos culturais, solidarizando-nos assim com novas substâncias do agir social (artísticas, políticas, econômicas...).
